HCI

INFARTO DO MIOCARDIO

Imagem

Infarto ou enfarte do miocárdio é uma doença caracterizada por morte de parte do músculo cardíaco ocasionada por interrupção abrupta do fluxo sanguíneo para o mesmo. É enfermidade grave, podendo levar o indivíduo ao óbito.

Atualmente, sua ocorrência vem aumentando consideravelmente em todo mundo, principalmente devido ao estilo de vida e a longevidade da população, sendo responsável por uma das maiores causas mundiais de morte.

A principal causa do infarto é a presença de aterosclerose coronária, que se caracteriza por acúmulo gradual de gorduras no interior dos vasos, seguida pela formação de um coágulo sanguíneo sobre a placa gordurosa, levando à obstrução arterial. Portanto, prevenir aterosclerose, significa reduzir a incidência do infarto. Para sua prevenção, devemos combater rigorosamente os fatores de risco, tais como: diabete, hipertensão arterial, colesterol e triglicérides elevados, tabagismo, obesidade, sedentarismo e outros.

Clinicamente, o enfarte se caracteriza  em geral, por dor no peito tipo queimação ou aperto, de forte intensidade , irradiando para o braço esquerdo, pescoço, dorso, mandíbula, estômago, associada a náuseas, vômitos, suor frio, mal estar e inquietude. Entretanto pode se manifestar desde a forma assintomática até a morte súbita.

O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas, histórico de doenças pessoais e de familiares, e pelos resultados de exames solicitados, tais como: eletrocardiograma, dosagem sanguínea das enzimas cardíacas e angiografia coronária.

O tratamento deve ser instituído o mais precoce possível, sendo o retardo na procura do atendimento médico, um fator importante no prognóstico do paciente, por traduzir maior ou menor dano ao músculo cardíaco. Este consiste em desobstruir o vaso ocluído responsável pelo evento.

Idealmente, o doente, após medicação inicial, é levado para o laboratório de hemodinâmica onde é submetido a um cateterismo cardíaco diagnóstico, seguido de angioplastia com implante de stent coronário (pequena prótese de metal). Outra maneira menos eficaz em desobstruir a artéria é a utilização de medicamento trombolítico, que tem como finalidade, dissolver o coágulo sanguíneo oclusivo.
Assim, conclui-se que as doenças cardiovasculares, dentre elas o infarto agudo do miocárdio, são importantes causas de morte. Segundo dados do DATASUS, cerca de 66.000 pessoas morrem todos os anos devido ao infarto do coração em nosso país. Cerca de 60% dos óbitos por infarto acontecem na primeira hora após o início dos sintomas. Diante disto, vale à pena ressaltar que o rápido reconhecimento dos sintomas, bem como o pronto atendimento médico são de fundamental importância para um melhor tratamento desta doença bem como para evitar complicações e mortes prematuras.
REFERÊNCIAS BIBILIOGRAFICAS
AMERICAN HEART ASSOCIATION; FUNDACIÓN INTERAMERICANA DEL CORAZÓN. Suporte avançado de vida em cardiologia. Edição 1997-99.WHIPPLE, G. H.; PETERSON, M. A.; HAINES, V.; LEARNER, E.; McKINON, E. L. Insuficiência Coronarianas: assistência e tratamento. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980
NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Physical activity and carsiovascular health. NIH Consensus Statement, v.13, n.3, 18 de dezembro de 1995.BREHM, B. A. Physical activity decreases stress, increases health. Fitness Management Magazine, v. 14, n. 5, p. 25-26, April, 1998.

voltar

Nossas Unidades

Hospital Santa Mônica Imperatriz - MA

Imperatriz - MA
Fone: (99) 3529-3219

Hospital Nossa Senhora da Abadia Ituiutaba

Ituiutaba | MG
Fone: (34) 3268-2222 | (35) 9203-8586

Santa Casa São Sebastião do Paraíso - MG

São Sebastião do Paraíso - MG
Fone: (35) 3539-1304

Santa Casa de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
Fone: (16) 3635-9668 Fax: (16) 3635-9848

Hospital e Maternidade São Lucas

Ribeirão Preto | SP
Fone: (16) 607-0179 Fax: (16) 3607-0182

Hosp. das Clínicas Samuel Libânio - Pouso Alegre

Pouso Alegre | MG
Fone: (35) 3449-2186 - Fax: (35) 3449-2187

Telefone de urgência 24 horas

16 9721-0163

Clique aqui para mais informações

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.