HCI

Implante de stent coronário farmacológico (DES) guiado por ultrassom intracoronariano (IVUS)

Implante de stent coronário farmacológico (DES) guiado por ultrassom intracoronariano (IVUS)

Drs. José Fábio Fabris Junior, Clemente Greguolo,  Marcelo D’Anzicourt Pinto, Alberto Francisco Silva Barros,  José Luís Attab dos Santos.

Descrição do Caso Clínico                     

L.D., paciente do sexo feminino de 54 anos, hipertensa e diabética com diagnóstico de insuficiência coronariana há 5 anos.

Foi submetida a estudo hemodinâmico no ano de 2012 que evidenciou coronariopatia obstrutiva de padrão biarterial envolvendo a coronária direita (lesão obstrutiva severa de 70% em 1/3 médio) e ramo Descendente Anterior (lesão obstrutiva severa de 80% 1/3 proximal) e Ventrículo Esquerdo com função contrátil preservada (FEVE 0,63).

Após discussão com cardiologia assistente, optou-se por intervenção coronária percutânea com implante de stents farmacológicos.

Realizou-se implante de stent farmacológico Xience (Abbott) 3.0x23mm em seguimento proximal de ramo Descendente Anterior e Xience (Abbott) 2,75x15mm em seguimento médio da coronária direita, ambos com sucesso no ano de 2013.

Permaneceu assintomática, em seguimento ambulatorial por 4 anos, quando passou a apresentar angina estável (Classe CCS – II). Realizou cintilografia de perfusão miocárdica que evidenciou hipocaptação transitória em territórios dependentes de Coronária Direita.

Submetida à nova cineangiocorariografia em Março/2017 que demonstrou patência e adequado resultado angiográfico de stents previamente implantados e ainda progressão de aterosclerose com envolvimento proximal da Coronária Direita (lesão obstrutiva moderada de 50% envolvendo o óstio e o 1/3 proximal da artéria).

Optado por realização de ultrassom intracoronário (IVUS) e histologia virtual (VH) para adequada quantificação e composição de placas.  

Intervenção: Ultrassom intracoronário (IVUS) 

Procedimento realizado por via femoral com utilização do cateter guia 7F JR (Cordis®).

Realizado angiografia controle seguida de passagem de cateter IVUS/VH Eagle Eye Platinum(Philips Volcano®) com aquisição de imagens ao longo da Coronária Direita, utilizando recursos de reconstrução de imagens com histologia virtual e ChromaFlo.

As imagens captadas em Pullback manual e em tempo real, mostraram stent em 1/3 médio (Xience® implantado há 4 anos) com adequada aposição das hastes, sem hiperplasia significativa e com boa área luminal.

Proximal ao stent e envolvendo o óstio da Coronária Direita (local quantificado como lesão moderada de 50% na angiografia quantitativa) observa-se placa fibrolipídica com carga de placa de 63,1% (proximal) e 75,6% (óstio) com área luminal de 3,8 e 3,7 mm² respectivamente.

Diante da reclassificação da lesão, agora como severa, seguiu-se o implante de novo stent farmacológico Xience (Abbott) 3,0 x 33 mm com pós dilatação com cateter balão a 16 atm, obtendo-se ao final adequado resultado angiográfico e controle pelo IVUS caracterizado pela aposição das hastes e área luminal alcançada.

 

Publicado em: 17/07/2017 - 11:25:57

Angiografia controle inicial.

Passagem de cateter IVUS/VH (Eagle Eye Platinum(Philips Volcano®).

Imagem do IVUS do óstio da Coronária.

Imagem do IVUS do 1/3 proximal da Coronária.

Histologia virtual (ateroma predominante fibrolipídico).

Implante de stent farmacológico Xience (Abbott) 3,0 x 33 mm.

Angiografia controle final.

Voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.