HCI

Implante de valva aórtica percutânea

Dia 7/05/2019, foi um dia que será marcado para sempre no serviço de cardiologia do hospital das clinicas SAMUEL Libânio em Pouso Alegre MG.

 

A HCI sempre foi conhecida pelo seu pioneirismo e excelência em atender o paciente  e no dia de hoje não foi diferente.

 

Foram realizados dois procedimentos intervencionistas minimamente invasivos que há alguns anos só seriam realizados através de cirurgia cardíaca convencional. Dois pacientes com riscos cirúrgicos moderado a elevado, portadores de estenose grave da valva aórtica , foram submetidos a implante de valva aórtica percutânea. As “ Tavis (transcatheter aórtica Valve implantment) “ se tornaram uma realidade nos dias de hoje, podendo salvar vidas que, na maioria das vezes, estariam em risco por conta de um procedimento cirúrgico, extremamente agressivo, em pacientes de moderado a alto risco cirúrgico.

 

O primeiro paciente foi submetido a implante de uma valva auto expansível chamada Acurate Neo e o segundo paciente, a um implante de uma valva balão expansível chamada Sapiens 3. Apesar de mecanismos diferentes de liberação, ambas tiveram sucesso em corrigir a doença grave valvar e permitir uma recuperação precoce desses pacientes, com poucos dias de internação e retorno mais rápido para as suas famílias e seus afazeres. Estamos presenciando e fazendo parte de uma nova era!!! A era dos procedimentos minimamente invasivos!!! E a TAVI é apenas um deles.

Publicado em: 13/05/2019 - 17:20:53

Equipe HCI - Hospital das Clinicas SAMUEL Libânio 

Voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.