HCI

PRIMEIRA TROMBECTOMIA MECÂNICA NO AVC DO HOSPITAL SANTA CASA RIBEIRÃO PRETO

Dr. Marcelo D`Anzicourt Pinto

 

Paciente 64 anos, masculino, hipertenso, diabético não insulino dependente encaminhado a Santa Casa de Ribeirão Preto apresentando rebaixamento do nível de consciência, afasia e hemiplegia a direita associado a desvio do olhar para a esquerda com início súbito às 22 hrs do dia 24/05/2021.  Avaliado pela neurocirurgia as 00:00 hrs apresentando nihss 23. Realizado tomografia de crânio, aspects 7. Não realizado trombólise venosa com RTPA devido PA > 185/110. Paciente encaminhado para realização de angiotomografia evidenciando oclusão de segmento m1 da artéria cerebral média a esquerda.  Após discussão de equipe de neurologia e neurocirurgia endovascular, paciente encaminhado ao serviço de hemodinâmica para realização de trombectomia mecânica.

 

PROCEDIMENTO

 

Em regime de anestesia geral realizado punção femoral direita com posicionamento de introdutor 8F sem administração de heparina.

 

Angiografia cerebral de controle inicial com uso de cateter simmons 2 5F e seletivo a artéria carótida interna esquerda com evidência de oclusão do seguimento m1 da artéria cerebral média esquerda trombolysis in cerebral infarction (TICI 0). Realizado macronavegação do sistema co axial constituido por cateter balão flowgate até o seguimento cervical alto da artéria carótida interna esquerda e microcateter trevo pro 18+ e microguia syncro 0,014 distalmente ao ponto de oclusão. Posicionado stent trevo retriever 4,0x30 no segmento m1 da artéria cerebral esquerda. Após primeira passagem houve reperfusão completa (TICI3). Paciente encaminhado para CTI com programação de tomografia de controle após 24 horas.

Publicado em: 09/06/2021 - 16:22:44

Voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.