HCI

IMPLANTE DE FILTRO DE VEIA CAVA SUPERIOR

História clínica: Paciente com hemorragia subaracnóidea devido ruptura de aneurisma de artéria cerebral média direita, com conduta neurológica conservadora e que durante internação hospitalar desenvolve edema acentuado do membro superior esquerdo atribuído à punção e implante de cateter central com trombose venosa axilosubclávia que foi confirmada com duplex venoso de membro superior.

 
Indicação do Filtro: quadro clínico-radiológico de tromboembolismo pulmonar e impossibilidade do uso de anticoagulante oral devido risco de ressangramento neurológico.
 
Procedimento: acesso a veia cava superior por punção da veia jugular interna direita com cavografia superior; acesso a veia cava inferior por punção da veia femural direita e delimitação da terminação cardíaca da veia cava superior no átrio direito e origem da veia ázigo; posicionamento do filtro de Günther Tulip® (COOK) montado para colocação em veia cava inferior, porém implantado por acesso jugular e obtendo-se adequada fixação e expansão do dispositivo com conicidade invertida. (fotos 1, 2, 3 e 4)
 
Evolução Clínica: houve redução progressiva e desaparecimento do edema do membro superior esquerdo, concomitante à melhora do quadro respiratório. Não foi evidenciado, durante internação episódio recorrente de tromboembolia pulmonar recebendo alta em boas condições neurológicas.

Publicado em: 14/06/2010 - 17:24:31

(FOTO 1) CAVOGRAFIA SUPERIOR

(FOTO 2) JUNÇÃO JUGULAR ESQUERDA – CAVA SUPERIOR

(FOTO 3) DELIMITAÇÃO CAVO ATRIAL DIREITA – POSICIONAMENTO DO FILTRO

(FOTO 4) LIBERAÇÃO DO FILTRO

Voltar

Cadastre-se e receba nossos informativos gratuitamente.